Confira alguns ensinamentos que encontramos na Bíblia para lidar com nossos sentimentos
Em nossa rotina, lidamos com diversos sentimentos durante o dia, e no meio do turbilhão de emoções, é necessário saber lidar com nossos impulsos, que são as reações a esses sentimentos.
Esses impulsos aparecem em forma de lágrimas, palavras ditas de forma equivocada, ofensas e até comportamentos. Mas é preciso respirar fundo antes de agir, pois, sem pensar, nossa maneira de agir pode afetar o outro.
Entre tantas emoções, a raiva é uma das mais difíceis de controlar, e se nos deixarmos levar pelos impulsos que ela pode nos causar, podemos nos arrepender de nossas ações.
A Bíblia nos oferece vários ensinamentos que podem nos ajudar a lidar com a raiva e também outros sentimentos, principalmente na hora dos impulsos.
Veja alguns deles:
Pensar antes de falar: Esse certamente pode ser o primeiro, pois se conseguimos pensar antes de reagir a alguma situação, com certeza podemos amenizar os impactos de nossas ações.
“Uma resposta gentil acalma a cólera, uma palavra dura excita a ira” Provérbios 15, 1.
Acalmar o coração: Depois de pensar antes de falar, o próximo passo seria respirar fundo e acalmar nosso coração, não só em relação aos batimentos cardíacos, mas também os sentimentos que deixamos atingir nosso coração.
“Desiste da ira, renuncia ao furor, não te irrites, o que é de certo um mal” Salmos 37, 8.
Perdoar: Saber perdoar é essencial para a vida de todo o cristão, Jesus nos ensina a perdoar, a reconhecer a bondade no outro. Quando não liberamos o perdão, ele nos consome. O perdão nos ajuda a controlar a raiva, a tristeza e tantos outros sentimentos que podemos nos atrapalhar no dia a dia. A Bíblia nos ensina a perdoar, como Deus nos perdoa.
“Expulsai de vossas vidas toda amargura, ira e indignação, clamor e maledicência, bem como toda malícia. Ao contrário, sede bondosos e compassivos uns com os outros, sabendo perdoar uns aos outros como Deus vos perdoou em Cristo” Efésios 4, 31-32.
Esses são alguns dos ensinamentos que podem os ajudar a controlar a raiva de maneira saudável, tranquila e construtiva.
Fonte: A12
Imagem: Bricolage / Shutterstock