Formação • Notícias

São Gregório usou esta analogia para visualizar a vida espiritual

Analogias e ilustrações podem nos ajudar a entender a vida espiritual de uma nova maneira e nos levar a um relacionamento mais profundo com Deus.

Ao pensar sobre a vida espiritual, frequentemente somos tentados a pensar nela em termos abstratos.

Embora esses termos possam ser úteis às vezes para definir certas realidades espirituais, eles podem não fazer sentido em nosso cérebro ou coração.

Ferro e a vida espiritual
São Gregório de Nissa escreveu em uma homilia sobre a vida espiritual e usou o ferro como exemplo e ilustração:
Tome um pedaço de ferro como ilustração. Embora ele possa ter sido preto antes, uma vez que a ferrugem tenha sido raspada com uma pedra de amolar, ele começará a brilhar intensamente e a refletir os raios do sol. Assim é com o homem interior, que é o que o Senhor quer dizer com coração.

Ele então continua sua comparação explicando como nossa própria limpeza espiritual pode refletir melhor a graça de Deus dentro de nós:
Uma vez que um homem remove de sua alma o revestimento de sujeira que se formou sobre ela por sua negligência pecaminosa, ele recuperará sua semelhança com seu Arquétipo e será bom. Pois o que se assemelha ao Bem supremo é em si mesmo bom. Se ele então olhar para si mesmo, verá a visão que tanto ansiou. Esta é a bem-aventurança dos puros de coração: ao verem sua própria pureza, eles veem o Arquétipo divino espelhado em si mesmos.

O sacramento da confissão é visto como a maneira mais eficaz de remover a “camada de sujeira” que pode ter se formado em nossa alma por causa de nossos pecados.

Ao mesmo tempo, a confissão é apenas o começo, pois só podemos refletir a bondade de Deus se retornarmos a Ele repetidamente e moldarmos nossas vidas à sua imagem.

São Gregório continua sua reflexão explicando como precisamos moldar nossas vidas segundo o exemplo de Jesus:
Pois Deus é pureza; ele é livre do pecado e um estranho a todo mal. Se isso pode ser dito de você, então Deus certamente estará dentro de você. Se sua mente não está contaminada por nenhum mal, livre do pecado e purificada de toda mancha, então você é realmente abençoado, porque sua visão é aguçada e clara. Uma vez purificado, você vê coisas que outros não podem ver. Quando as névoas do pecado não mais nublam os olhos de sua alma, você vê essa visão abençoada claramente na paz e pureza de seu próprio coração.

Para viver mais como Jesus, precisamos primeiro remover aquilo que obscurece nossa alma, para que possamos refletir melhor a pureza de Cristo.

Fonte: Aleteia
Imagem: Julia Sudnitskaya | Shutterstock