Formação • Notícias

Ruído mental e a solução para desligar o que te incomoda

Preocupações, estresse e preguiça espiritual são fatores que causam ruídos mentais e atrapalham nossas vidas. Aqui nós dizemos como acabar com isso

Como sociedade, habituámo-nos a levar um ritmo de vida acelerado que nos impede de viver com calma, centrados e focados numa só coisa. Saturamos a mente com trabalho, pagamentos pendentes, tarefas domésticas, esportes e boa alimentação, entre tantas outras coisas que nos fazem perder o foco e ganhar ruído mental.

A louca da casa
Santa Teresa de Ávila, lembrada por seu grande intelecto, escreveu em uma de suas muitas obras chamada O Caminho da Perfeição que “a imaginação é a louca da casa”; e não se referia precisamente à criatividade, mas àquela imaginação que nos faz pensar continuamente sobre tantas coisas que vêm roubar a nossa paz, distanciando-nos da nossa relação com Deus e do nosso verdadeiro propósito.

Este Doutor da Igreja lembra-nos que existe também a imaginação que nos leva a concentrar-nos na vida de Cristo e nos mistérios da fé, através da meditação e de uma mente liberta dos maus pensamentos e da ociosidade.

Síndrome de ruminação mental
Especialistas em psicologia explicam que a ruminação ocorre quando a pessoa não para de pensar em um ou mais temas que a fazem pensar nas consequências, no porquê e nos detalhes, fazendo com que esse pensamento se torne um ciclo de pensamento que a pessoa não percebe. e do qual é difícil sair.

Isso causa desconfortos como ansiedade, estresse e incapacidade de concentração, entre muitos outros. É por isso que mostramos algumas chaves que você pode exercitar para libertar sua mente e espírito do ruído mental.

1. Diário emocional
Uma maneira de colocar todas as nossas ideias e pensamentos em prática é escrevendo. Com isso você acalmará sua mente e poderá expressar tudo o que o preocupa; Será como desintoxicar a mente.

Experimente escrever como você se sente para se libertar desses pensamentos tempestuosos.

2. Desacelerar
Ultimamente, muitos optaram por uma rotina Slow Living; que consiste em viver de forma mais calma e natural para trazer bem à nossa saúde emocional e física.

Procure fazer uma coisa de cada vez, não acelere nem caia no pensamento de “quanto mais eu fizer, melhor”, porque, no final das contas, a única coisa que acontece é que sua mente fica saturada. Não se dê tarefas extras.

3. Mais oração, menos preocupação
Uma excelente forma de acalmar o barulho que vive em nossas mentes é diante do Santíssimo Sacramento; e se nesse horário não for possível ir a uma igreja, você pode orar em seu quarto ou em um lugar tranquilo onde possa meditar e conversar com Deus.

Ele tem a resposta para suas dúvidas e medos; e o melhor é que ele está sempre disposto a te ouvir. Quanto mais você orar, menos ruído mental sentirá.

4. Desintoxicação tecnológica
Reduzir o tempo de tela e as luzes artificiais resultará em melhor saúde emocional. Opte pela luz natural e inclua atividades recreativas na sua rotina. Isso pode ajudá-lo em todos os aspectos da sua saúde.

5. Atividades que te entusiasmam
Você pode escolher algo bem ativo, como uma caminhada, ou algo mais tranquilo, como pintar. Tudo isso ajudará você a se concentrar melhor.

Fonte: Aleteia
Imagem: Andrii Iemelianenko | Obturador