Formação • Notícias

Quantas vezes você para e deixa Deus olhar para você com amor?

Normalmente nos preocupamos com quantos terços podemos rezar num dia e não paramos para simplesmente deixar que Deus nos olhe com o seu olhar de amor.

Ao buscar soluções para se aproximar de Deus, é comum encontrar diversos livros e artigos que oferecem uma infinidade de orações e devoções. Pode parecer que a única maneira de chamar a atenção de Deus é aumentar a sua vida de oração com mais rosários e ladainhas.

Contudo, a maioria dos santos ao longo da história ofereceria uma imagem muito diferente da vida espiritual. Em vez de fazer orações estereotipadas do nascer ao pôr do sol, muitos santos sugerem simplesmente deixar Deus amar você.

O olhar amoroso de Deus
Isto é o que sugere São Francisco de Sales na sua Introdução à Vida Devota :
“Este é um assunto, querida filha, para o qual estou muito ansioso por chamar sua atenção, pois nele reside um dos meios mais seguros de progresso espiritual. Esforce-se o mais rápido possível ao longo do dia para se colocar na Presença de Deus”.

A seguir, ele sugere mais especificamente deixar Deus olhar para nós com o seu olhar:
“Considere o que Deus faz e o que você está fazendo; você verá Seus Olhos sempre fixos em você com Amor incomparável. ‘Oh, meu Deus’, você exclamará, ‘por que não posso estar sempre olhando para você, como você olha para mim? Oh minha alma, seu único lugar de descanso é Deus, e ainda assim, com que frequência você vagueia?'”.

São Francisco de Sales recomenda esta prática ao longo do dia:
“Certifique-se então, meu filho, de que enquanto você está externamente ocupado com negócios e deveres sociais, você frequentemente se retira para a solidão do seu próprio coração. Essa solidão não precisa ser impedida de forma alguma pelas multidões ao seu redor; elas cercam o seu corpo, não sua alma, e seu coração permanece sozinho na Única Presença de Deus”.

Você não precisa ser monge ou freira para experimentar o olhar amoroso de Deus. Basta abrir-nos a Ele e abrir espaço para esse encontro diário.

Embora rezar cinco Rosários num dia seja louvável, também precisamos de reservar um tempo do nosso dia para sentar e ouvir Deus e sentir o seu amor nos nossos corações.

Fonte: Aleteia
Imagem: Renata Sedmakova | Shutterstock