Formação • Notícias

Por que a missa não é uma peça que reencena a Última Ceia

A ordem de Jesus de “fazer isto em memória de mim” não pretendia evocar uma simples reconstituição da Última Ceia, mas uma celebração litúrgica.

Às vezes pode ser tentador pensar na Missa como uma peça de teatro, onde o padre reencena os acontecimentos da Última Ceia.

No entanto, não foi isso que Jesus pretendia ou o que os primeiros cristãos fizeram após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus ao Céu.

“Faça isso em memória de mim”

O Catecismo da Igreja Católica é claro ao dizer que a missa não é simplesmente uma lembrança de eventos passados:
A ordem de Jesus de repetir as suas ações e palavras “até que ele venha” não nos pede apenas para nos lembrarmos de Jesus e do que ele fez . Está dirigida à celebração litúrgica, pelos apóstolos e seus sucessores, da memória de Cristo, da sua vida, da sua morte, da sua ressurreição e da sua intercessão na presença do Pai (CCC 1341).

O Catecismo explica ainda como os primeiros cristãos celebravam a Eucaristia:
Desde o início, a Igreja foi fiel ao mandamento do Senhor. Da Igreja de Jerusalém está escrito: Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. . . . Todos os dias, frequentando o templo juntos e partindo o pão em suas casas, eles participavam do alimento com alegria e generosidade de coração (CCC 1342).

Representação
Em vez de ser uma encenação, a Igreja descreve a missa como uma “representação” do mesmo sacrifício de Jesus na cruz:
A Eucaristia é, portanto, um sacrifício porque re-apresenta (torna presente) o sacrifício da cruz, porque é seu memorial e porque aplica seu fruto : [Cristo], nosso Senhor e Deus, foi uma vez por todas se oferecer a Deus Pai por sua morte no altar da cruz, para realizar ali uma redenção eterna. Mas porque seu sacerdócio não terminaria com sua morte, na Última Ceia “na noite em que foi traído”, [ele quis] deixar para sua amada esposa, a Igreja, um sacrifício visível (como a natureza do homem exige) pelo qual o sacrifício sangrento que ele realizaria uma vez por todas na cruz seria re-apresentado, sua memória perpetuada até o fim do mundo, e seu poder salutar seria aplicado ao perdão dos pecados que cometemos diariamente (CCC 1366).

Um dos maiores mistérios da Eucaristia é como cada Missa representa o sacrifício de Jesus e como somos espiritualmente transportados ao pé da cruz.

A Igreja ensinou esta verdade única desde o início, e é por isso que a Missa é uma celebração litúrgica e não uma peça teatral que ocorre num palco.

Fonte: Aleteia
Imagem: Renata Sedmakova | Obturador