Maria experimentou antecipadamente a vinda do Espírito Santo e ensinou-nos como agir a partir da ação desse Espírito.
O Pentecostes, que aconteceria somente após a ressurreição e ascensão de Jesus, ela o experimentou bem antes, no momento da anunciação: O Anjo lhe disse: O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com sua sombra (Lc 1,35a). E sob a ação desse Espírito colocou-se imediatamente a viver de modo intenso a missão que foi a ela confiada.
Tanto é verdade, que Jesus foi o primeiro aluno dessa Universidade. Pois antes de enfrentar as tentações do deserto e a partir dali começar a sua vida pública, a missão para a qual o Pai lhe enviou, ele foi primeiramente até João Batista para ser batizado e receber o Espírito Santo descido do céu (Mt 3-4).
Maria inflamada pelo Espírito Santo
Precisamos aprender com Maria sobre a necessidade de recebermos esse Espírito Santo para que consigamos cumprir a missão que é a nós confiada nessa terra. Aprendendo isso temos ainda que nos atentarmos para a vida da Virgem que nos mostra também a como vivermos no dia-a-dia essa missão: recebendo o Espírito Santo Maria não ficou em casa esperando a barriga crescer; nove meses se passarem e assim Jesus nascer. Mas ela se pôs imediatamente em prol da missão. Ela não esperou. Colocou-se a serviço. Viajou uma longa distância até a casa de sua parenta que precisava de ajuda. Lá anunciou a sua família da vinda de Jesus. Colocou seus dons a favor de Isabel. E sobretudo, levou aos outros àquela graça que havia acabado de experimentar: Ora, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre e Isabel ficou repleta do Espírito Santo (Lc 1,41).
Pentecostes nos coloca em missão
Pela Universidade Mariana de Pentecostes também passaram outros alunos – os discípulos de Jesus que, aos cuidados de mãe tão zelosa, esperavam a vinda do Espírito Santo em Pentecostes e que após a essa vinda, saíram do cenáculo e, a exemplo de Maria, se colocaram a serviço e passaram a levar essa mesma graça aos outros.
Precisamos também nós, deixarmo-nos educar por essa Universidade. Você que é aluno deixe-se guiar por tão sábia mestra; você que é pesquisador siga os métodos daquela a quem foram revelados mistérios tão profundos; você que é professor, como Maria ensine com as palavras e com a vida; você que é profissional execute suas funções como aquela que não mediu esforços no trabalho na casa de Isabel; você que é mãe eduque seu filho como Maria educou Jesus; e todos nós que somos filhos e filhas nos entreguemos nos braços dessa doce e educadora mãe.
Que a partir da ação de Pentecostes em nós, descubramos verdadeiramente qual a nossa missão particular nesse mundo e que durante esse mês, e através dos ensinamentos de Maria, peçamos, os dons de serviço dados a nós pelo Espírito Santo pelas mãos da dispensadora de todos os dons como nos mostra São Luís Grignion de Monfort:
Deus Espírito Santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que ele possui. Deste modo ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, se não passe por suas mãos virginais.
Sob os cuidados da Sagrada Família – pela intercessão de São José Operário, peçamos a Jesus que derrame sobre nós o seu Espírito Santo e que pelas mãos da Virgem Maria esse Espírito nos conceda os seus dons, para que assim sejamos verdadeiramente formados na Universidade Mariana de Pentecostes!
Fonte: Shalom