LITURGIA DO DIA 15 DE JULHO DE 2024
SEGUNDA-FEIRA – SÃO BOAVENTURA – BISPO E DOUTOR DA IGREJA
(branco, pref. comum ou dos doutores – ofício da memória)
Antífona da entrada
Servo fiel e prudente, a quem o Senhor confiou a sua família para dar-lhes na hora certa a sua porção de trigo (Lc 12,42).
Primeira Leitura: Isaías 1,10-17
Leitura do livro do profeta Isaías – 10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 11Que me importa a abundância de vossos sacrifícios? – diz o Senhor. Estou farto de holocaustos de carneiros e de gordura de animais cevados; do sangue de touros, de cordeiros e de bodes não me agrado. 12Quando entrais para vos apresentar diante de mim, quem vos pediu para pisardes os meus átrios? 13Não continueis a trazer oferendas vazias! O incenso é para mim uma abominação! Não suporto lua nova, sábado, convocação de assembleia: iniquidade com reunião solene! 14Vossas luas novas e vossas solenidades, eu as detesto! Elas são para mim um peso, estou cansado de suportá-las. 15Quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos. Ainda que multipliqueis a oração, eu não ouço: vossas mãos estão cheias de sangue! 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 49(50)
Resposta: A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus.
1. Eu não venho censurar teus sacrifícios, / pois sempre estão perante mim teus holocaustos; / não preciso dos novilhos de tua casa / nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos. – R.
2. Como ousas repetir os meus preceitos / e trazer minha aliança em tua boca? / Tu, que odiaste minhas leis e meus conselhos / e deste as costas às palavras dos meus lábios! – R.
3. Diante disso que fizeste, eu calarei? / Acaso pensas que eu sou igual a ti? / É disso que te acuso e repreendo / e manifesto essas coisas aos teus olhos. – R.
4. Quem me oferece um sacrifício de louvor, / este, sim, é que honra de verdade. / A todo homem que procede retamente / eu mostrarei a salvação que vem de Deus. – R.
Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Felizes os que são perseguidos por causa da justiça do Senhor, / porque o Reino dos Céus há de ser deles! (Mt 5,10) – R.
Evangelho: Mateus 10,34-11,1
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34“Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada. 35De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra. 36E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares. 37Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim. 38Quem não toma a sua cruz e não me segue não é digno de mim. 39Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. 40Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo. 42Quem der ainda que seja apenas um copo de água fresca a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo: não perderá a sua recompensa”. 11,1Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. – Palavra da salvação.
Liturgia comentada
… perder sua vida por minha causa…(Mt 10,34-11,1)
Quem se espanta com este Evangelho não ouviu falar dos primeiros cristãos lançados aos leões no Coliseu romano. Não ouviu falar dos bispos condenados às minas de metal. Não ouviu falar dos 26 católicos de Nagasaki, crucificados em 5 de fevereiro de 1597, por ordem do xogum Toyotomi Hieyoshi. Não tem visto recentemente a TV e ignora os milhares de cristãos assassinados no Sul do Sudão, nos últimos meses…
Todos estes “perderam sua vida por causa de Jesus Cristo”. E nenhum deles se fez de vítima ou de coitadinho; antes, se alegraram pela honra inestimável de dar a vida pelo mesmo Salvador que derramara por eles o próprio sangue.
Vamos ouvir o pedido de um deles, Inácio de Antioquia [+110 d.C.], bispo e mártir, quando era levado preso para ser martirizado em Roma:
“Eu vos conjuro, irmãos, não tenhais para comigo uma benevolência inoportuna! Deixai-me ser pasto das feras, pelas quais chegarei a Deus. Sou o trigo de Deus, moído pelos dentes das feras para tornar-me o pão puro de Cristo. Acariciarei, antes, as feras, para que venham a ser meu túmulo e nada rejeitem do meu corpo. Assim, depois de morto não serei pesado a ninguém…
Então, quando o mundo não puder mais ver o meu corpo, serei verdadeiramente discípulo de Cristo. Rogai a Cristo para que, por esses dentes, me torne um sacrifício para Deus. […]
Da Síria a Roma, por terra e mar, dia e noite, já venho lutando com as feras, pois estou acorrentado entre dez leopardos. Refiro-me à escolta que me conduz, que se mostra pior quanto melhor é tratada. Contudo, nas suas injúrias eu muito aprendo, embora ‘não seja por isso que sou justificado’ (1Cor 4,4).
Oxalá eu chegue às feras que me estão preparadas, oro para encontrá-las ávidas. Se for necessário, agradá-las-ei para que me devorem depressa e não façam como diante de certos cristãos: atemorizadas, não ousaram tocá-los. É agora que começo a ser verdadeiro discípulo. Que nenhuma coisa, visível ou invisível, me impeça de obter a posse de Jesus Cristo!”
Ainda não passou o tempo dos mártires. O Arcebispo de San Salvador, Dom Oscar Romero, o Cardeal mexicano Posadas Ocampo e Irmã Dorothy Stang aí estão para nos animar na missão de anunciar a Boa Nova e defender os perseguidos do sistema. Vidas dadas por amor a Cristo…
Orai sem cessar: “O Senhor é quem defende a minha vida!” (Sl 27,1b)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Visualizações: 152