Como sair do que nos prende e alcançar a santidade? Com a ajuda dos santos e do Padre Gonzalo, compartilhamos a resposta com você
Toda alma busca e anseia pela felicidade eterna, que só é alcançada quando ouvimos Deus e nos deixamos guiar por Ele. Para isso, será necessário superar o nosso defeito dominante, que nos leva a cair em maus hábitos que nos impedem. impedir-nos de alcançar o céu.
Ao longo da história, muitos santos inspiraram-nos a trabalhar sobre nós mesmos porque, embora sejamos humanos e não perfeitos, podemos ser aperfeiçoados; ou seja, podemos corrigir nossos maus hábitos, que nos levam a cair no pecado e nas nossas próprias paixões.
Conheça-se, aceite-se e melhore-se
Santo Agostinho, Doutor da Igreja Católica, convida-nos a refletir sobre o tema. Ele mesmo teve uma grande conversão em que venceu suas paixões e enfrentou seu defeito dominante.
Este santo disse que, para iniciar um caminho de retidão, é preciso conhecer-se, aceitar-se e melhorar-se. Usando estas três chaves podemos avançar no nosso caminho para a santidade.
Como posso saber qual é o meu defeito dominante?
Padre Gonzalo Viaña, autor do livro Hábitos para a Felicidade e o Céu , compartilhou para a Aleteia algumas chaves que o ajudarão a detectar e superar seu defeito dominante através dos hábitos.
O pbro. Gonzalo ressalta que eles expiram “um de cada vez. Não dá para quebrar o grupo todo”.
E para detectar cada um deles é necessário pedir a Deus a graça de se conhecer.
E como solicitá-lo? Através da oração! Deus fala em silêncio.
“Temos que identificar o Golias dos nossos vícios. Isso significa que devemos nos conhecer. Saiba qual é o nosso caráter; “Assim saberemos qual é o nosso vício predominante e será mais fácil traçar um plano para superá-lo”, continuou explicando Padre Gonzalo.
Conheça o seu temperamento
Todas as pessoas têm um temperamento diferente. Isso nos faz agir e ser de determinada forma, com virtudes e defeitos.
Depois de se conhecer melhor e saber quais defeitos são mais difíceis de mudar, é hora de aceitá-los e superá-los. Para isso, é necessário ter um guia espiritual que possa te ajudar no caminho e te lembrar do seu propósito.
O topo
Por fim, lembre-se que o defeito dominante se supera com a virtude oposta, não hesite em partir para chegar ao topo. Não se esqueça de fazer diariamente um exame de consciência e de se aproximar dos sacramentos, que são alimentos para fortalecer o corpo e o espírito.
Fonte: Aleteia
Imagem: Andrei Yurlov | Obturador