Formação • Notícias

Como São Boaventura pode nos ajudar a entender a Palavra de Deus?

“Essa é a fonte dos meus conhecimentos. Estudo Jesus, e Jesus crucificado” – São Boaventura

Para entender a Palavra de Deus , é necessário estudo e oração. São Boaventura, dizia que “se quereis progredir no amor de Deus, meditai todos os dias a Paixão do Senhor. Nada contribui tanto para a santidade das pessoas como a Paixão de Cristo”.

São Boaventura foi teólogo e filósofo escolástico medieval nascido no século XIII. Ele foi ministro geral da Ordem dos Frades Menores , cardeal de Albano e canonizado em 1482 pelo Papa Sisto IV e declarado Doutor da Igreja em 1588. Por este motivo tem muitos sacrifícios sobre o estudo da Palavra de Deus.

Para compreender o que Deus nos diz é necessário não se prender apenas na leitura da Bíblia, mas sim, viver a conversão, agir com humildade.

São Boaventura foi um homem de muita ciência e estudo, mas sua humildade e conhecimento da Palavra, eram ainda maiores. Ele dizia que “Jesus Cristo é a última palavra de Deus – nele Deus disse tudo, doando-se e proclamando-se a si mesmo”.

Os cristãos sabem que a oração é um contato direto com Deus, é uma forma de se aproximar do criador. São Boaventura, reforça a importância da rotina de rezar e dizia que a oração é a respiração do amor.

“A oração é a mãe e a origem da elevação, ação que nos leva para o alto”.

Ele foi um grande defensor de Cristo e da Igreja e lutou ao lado de outros grandes santos de seu tempo como Santo Alberto Magno e São Tomás de Aquino . O principal ensinamento de São Boaventura, é o direcionamento para a oração, pois desta forma, é possível entender cada vez mais a Palavra de Deus.

“Portanto, oremos e digamos ao nosso Senhor Deus: Conduza-me, Senhor, pela tua via, e eu caminharei na tua verdade. Alegre-se o meu coração no temor do teu nome”.

Fonte: A12.com
Imagem: Franciscanos