Formação • Notícias

As cinco linguagens do amor em ação e como aplicá-las

As cinco linguagens do amor identificadas por Gary Chapman podem ajudar a melhorar não só a vida de casado, mas também a vida profissional
Palavras de elogio, serviços prestados, presentes, tempo de qualidade e tato. Estas são as cinco linguagens do amor identificadas pelo famoso terapeuta Gary Chapman para melhorar a comunicação entre casais.

Segundo este conselheiro matrimonial e pastor americano, para levar uma vida conjugal harmoniosa é essencial saber como a outra pessoa “recebe” o amor; falar a sua “língua” é, portanto, um sinal de afeto. Embora este método faça maravilhas nas relações com crianças, parentes e amigos, também pode ser aplicado no local de trabalho.

Em As cinco línguas de apreciação no local de trabalho, o Dr. Gary Chapman e o psicólogo Paul White, especializado em relacionamentos harmoniosos no trabalho, explicam como aprender a falar e compreender as línguas únicas de apreciação de seus colegas ou funcionários e sinta-se verdadeiramente apreciado em troca.

1. PALAVRAS EMPODERADORAS
“O reconhecimento é a linguagem que utiliza palavras para comunicar uma mensagem positiva a outra pessoa”, afirmam os dois especialistas. Segundo estudo do Ifop – publicado em 14 de setembro de 2022 – o reconhecimento no trabalho está no topo da lista do que os funcionários esperam de seus chefes.

Este reconhecimento pode assumir a forma de parabéns pelo trabalho realizado ou agradecimento pela participação num projeto específico. “Você tem o que é preciso para ter sucesso neste trabalho!” Esse é o tipo de incentivo que lhe dá asas.

Essa linguagem pode ser aplicada não apenas entre gestores e colaboradores, mas também entre colegas. “Você lidou com esse assunto muito bem, eu não poderia ter feito o mesmo!” Uma pequena frase dita no intervalo do café sempre agradará um colega de trabalho. Observações sobre a qualidade do trabalho que devem ser pesadas e medidas: dependendo da personalidade de cada pessoa, podem ser expressas pessoalmente, em público ou por escrito.

2. ATOS DE SERVIÇO
“Atos de serviço são gestos e ações de assistência mútua que demonstram afeto. É o desejo de servir aos outros”, especificam o Dr. Chapman e o Dr. White. Ofereça ajuda a um colega sobrecarregado, por exemplo, ou faça anotações para um colega ausente.
Esta ajuda mútua traz verdadeiro bem-estar a quem é sensível a esta linguagem de apreço e cria um verdadeiro círculo virtuoso onde todos beneficiam.

Além disso, alertam, existem algumas regras de ouro para ajudar uns aos outros de forma eficaz: certifique-se de que as suas próprias responsabilidades são cumpridas; verificar se a pessoa deseja ajuda e como precisa recebê-la; concorde em fazer o trabalho do jeito da outra pessoa e concluí-lo.

3. MOMENTOS DE QUALIDADE
A terceira linguagem é a do “tempo de qualidade”. Isso envolve “dar total atenção a uma pessoa”. Trata-se de dar tempo e atenção, sem interrupções de qualquer tipo, sem telefones, telas ou notificações. Isso pode ser na forma de um almoço ou de um coffee break, por exemplo.
Este tempo de qualidade também pode assumir a forma de reuniões de equipa, atividades sociais e partilha de experiências: team building , competições desportivas, passeios culturais, etc. São tantos eventos que podem até constituir a cola da cultura corporativa.

4. PRESENTES
“Presentes tangíveis envolvem dar o presente certo a alguém que aprecia recompensas tangíveis. Esta é uma mensagem poderosa de gratidão, apreço e encorajamento.” Lembre-se de que não se trata de bônus ou aumentos, mas de pequenas coisas como um café, um almoço, uma caixa de chocolates, um ingresso para um show ou um livro.

5. CONTATO FÍSICO
Os Drs Chapman e White identificaram cinco principais linguagens de apreciação. No entanto, no final da pesquisa excluíram o “toque físico”. No ambiente profissional pode causar mais desconforto do que benefício, mesmo que certos gestos sejam adaptados na empresa, como claro o aperto de mão, mas também uma saudação como “olá”.

Fonte: Aleteia
Imagem: Estúdio G-Stock – Shutterstock