A última semana do Tempo Comum é chamada de “Semana Santa Escatológica”. Você sabe o que isso significa? Confira a seguir.
O Ano Litúrgico chega ao fim neste sábado (dia 30) e com ele a Igreja convida todos os fiéis a cultivarem uma disposição interior nova para viver a vida cristã. Também chamada de “Semana Santa Escatológica”, a última semana do Tempo Comum nos prepara para o início do novo ano, que começa com o Advento. Confira a seguir três coisas que a Igreja quer nos ensinar no Fim do Ano Litúrgico.
Cultivar a virtude da Esperança
O teólogo Jonas Ferreira explica que os textos litúrgicos desta última semana do Tempo Comum apresentam o tema da Escatologia, ou seja, o discurso sobre o fim das realidades terrenas.
“Através dessa pedagogia a Igreja deseja preparar o nosso coração suscitando em nós a virtude da esperança, a fim de que, conscientes de que o Senhor virá de modo surpreendente, Ele encontre acesa em nosso coração a lâmpada da fé”, afirma.
Fazer uma revisão de vida
A revisão de vida é outro convite feito pela liturgia neste tempo. Ao apresentar a expectativa pela volta de Jesus, a Igreja quer conduzir os fiéis a meditar sobre como será este encontro definitivo.
“Muito nos auxilia nesses dias que antecedem o Advento a meditação a respeito da morte, realizando uma profunda revisão de vida que nos leve a responder o seguinte questionamento: como anda a minha preparação para o encontro com o Senhor? Será que se hoje o Senhor pedisse contas da minha vida eu estaria preparado? Quais obras apresentarei ao Senhor no final da minha existência?”, explica Jonas.
Renovar a busca pela santidade
Outro chamado que o fim do Ano Litúrgico faz é à santidade. A liturgia coloca diante dos fiéis a perspectiva do encontro definitivo com o Senhor para conduzi-los a desejarem com novo ardor uma vida santa.
“Ao nos conduzir a respeito dessa compreensão sobre o fim da nossa vida, a Mãe Igreja não quer nos amedrontar ou apavorar, mas antes, ela deseja que vivamos dia a dia de maneira santa e irrepreensível a nossa vocação cristã, sendo fiéis a nossa eleição”, finaliza.
Fonte: Shalom
Imagem: Revisão de Vida