Liturgia Diária

LITURGIA DO DIA 23 DE NOVEMBRO DE 2024

SÁBADO DA 33ª SEMANA COMUM
(verde – ofício do dia)
Antífona da entrada
Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis e hei de escutar-vos, e de todos os lugares reconduzirei vossos cativos (Jr 29,11s).
Primeira Leitura: Apocalipse 11,4-12
Leitura do livro do Apocalipse de são João – Disseram a mim, João: 4“Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros, que estão diante do Senhor da terra. 5Se alguém quiser fazer-lhes mal, um fogo sairá da boca delas e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal, é assim que vai morrer. 6Elas têm o poder de fechar o céu, de modo que não caia chuva alguma enquanto durar a sua missão profética. Elas têm também o poder de transformar as águas em sangue. E, quantas vezes elas quiserem, podem ferir a terra com todo tipo de praga. 7Quando elas terminarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo vai combater contra elas, vai vencê-las e matá-las. 8E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da grande cidade, que se chama, simbolicamente, Sodoma e Egito, e na qual foi crucificado também o Senhor delas. 9Gente de todos os povos, raças, línguas e nações verão seus cadáveres durante três dias e meio e não deixarão que os corpos sejam sepultados. 10Os habitantes da terra farão festa pela morte das testemunhas; felicitar-se-ão e trocarão presentes, pois esses dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra”. 11Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois profetas e eles ficaram de pé. Todos aqueles que os contemplavam ficaram com muito medo. 12Ouvi então uma voz forte vinda do céu e chamando os dois: “Subi para aqui!” Eles subiram ao céu, na nuvem, enquanto os inimigos ficaram olhando. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 143(144)
Resposta: Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
1. Bendito seja o Senhor, meu rochedo, † que adestrou minhas mãos para a luta, / e os meus dedos treinou para a guerra! – R.
2. Ele é meu amor, meu refúgio, / libertador, fortaleza e abrigo; / é meu escudo: é nele que espero, / ele submete as nações a meus pés. – R.
3. Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, / nas dez cordas da harpa louvar-vos, / a vós que dais a vitória aos reis / e salvais vosso servo Davi. – R.
Aclamação ao Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis (2Tm 1,10). – R.
Evangelho: Lucas 20,27-40
Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: ‘Se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão’. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus. – Palavra da salvação.
Liturgia comentada
O Deus dos vivos… (Lc 20,27-40)
O foco deste Evangelho não é absolutamente o casamento indissolúvel ou o direito de repudiar o cônjuge. A história escorregadia perpetrada pelos saduceus com a habitual malícia, a respeito de uma mesma mulher com sete maridos sucessivos – foi simplesmente uma armadilha suja com que eles pretendiam confundir a Jesus. Na verdade, o núcleo da questão é a ressurreição dos mortos.
Vamos acolher a lição de São Cirilo de Alexandria [378-444 d.C.]:
“Toda alma que crê na ressurreição trata a si mesma com respeito. Quem não crê na ressurreição abusa de seu próprio corpo como o faria de um corpo estranho. A Santa Igreja nos ensina a fé na ressurreição dos mortos: artigo de fé importante e muito necessário, combatido por muitos, mas estabelecido pela verdade. Os gregos o combatem, os samaritanos o negam, os heréticos o rasgam. A contradição tem muitas faces, mas a verdade tem um único rosto.
Há cem ou duzentos anos, onde estávamos todos nós? Ignoras que a partir de coisas sem força, nem forma, nem diversidade é que fomos gerados? Aquele que criou o que não existia, não iria ressuscitar aquele que morreu depois de sua existência?
Voltemo-nos agora para os escritos da Lei. Deus diz a Moisés: ‘Eu sou o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó’. (Ex 3,6) Se Abraão estava morto, assim como Isaac e Jacó, Deus é, então, o Deus dos que não existem? Assim, é preciso que Abraão, Isaac e Jacó ainda existam para que nesta passagem Deus seja o Deus de personagens existentes, pois ele não disse “Eu era o Deus deles”, mas “Eu sou”.
A vara de Aarão, quebrada e morta, pôs-se a florir sem mesmo ter passado pela água (Nm 17). Esta vara, por assim dizer, ressuscitou dos mortos enquanto o próprio Aarão não ressuscitaria? Deus operou um milagre em um pedaço de pau; não daria a ressurreição ao próprio Aarão?
Para criar o homem, Deus mudou a poeira em carne; não seria a carne novamente restaurada em carne? De onde tiraram sua existência o céu, a terra e o mar? E o sol, a lua e as estrelas? Como os pássaros e os peixes foram tirados das águas? Tantas miríades de criaturas foram transportadas do nada para o ser, e nós, homens, criados à imagem de Deus, será que não ressuscitaremos? […]
Lembrai ainda as palavras candentes de Paulo aos coríntios: ‘Se os mortos não ressuscitam, então também Cristo não ressuscitou’. (1Cor 15,13) Depois, ele chama de ‘loucos’ os que não creem. E aos tessalonicenses: ‘Os mortos que estão em Cristo ressuscitarão primeiro’. (1Ts 4,16)
Orai sem cessar: “Tornarás a dar-me vida!” (Sl 71,20)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.