Formação • Notícias

A resposta de Jesus para quem quer se destacar e se sentir importante

Se pudéssemos perguntar a Jesus se é ruim sentir-se importante, destacar-se dos outros e ser o primeiro, o que ele nos diria? Escutemos a voz do Senhor

Os ensinamentos do Evangelho levam-nos a um porto seguro porque lemos as experiências de homens e mulheres como nós, que encontraram Jesus e receberam em primeira mão a sua graça, o que aconteceu com os apóstolos, que, muito humanamente, se sentiram especiais. Por isso não é de estranhar que, entre eles, houvesse dúvidas sobre quem seria o mais importante.

Uma pergunta desconfortável
Este trecho do Evangelho é até certo ponto engraçado, porque Jesus, quando os ouviu discutir, perguntou-lhes sobre o que falavam e eles, parecendo surpresos e provavelmente envergonhados, permaneceram em silêncio.

O Senhor simplesmente lhes respondeu: “Quem quiser ser o primeiro deve tornar-se o último de todos e o servo de todos” (Marcos 9, 35).

É errado querer se destacar?
Depois de ler a resposta de Jesus, devemos perguntar-nos se é errado querer ser o primeiro, destacar-se nas nossas atividades ou aspirar a cargos importantes.

A resposta é não. Nada mal. O problema surge com a intenção; Se querer ser o primeiro desencadeia o nosso orgulho, estamos no caminho errado.

Se ao nos destacarmos dos outros cometemos abusos, pecados, crimes e injustiças, não esperemos felicitações de Deus.

Todos com humildade e vontade de servir
Temos o melhor exemplo em Jesus. Ele foi o primeiro em amor, serviço e dedicação. Sem se gabar de sua condição divina, tornou-se o maior porque amou muito, sem desejar honras:
“Deus o exaltou e lhe deu o Nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua proclame para a glória de Deus Pai: ‘Jesus Cristo É o Senhor’ (Fp 2, 9-11).

Vamos ser os primeiros em serviço
Então façamos o que o Senhor pede. Se O imitarmos na humildade e no serviço, seremos os mais importantes para Ele. E para não esquecermos disso, assim como os apóstolos não se esqueceram, aqui está a Sua recomendação:
“…quem quiser ser grande, torne-se servo; e quem quiser ser o primeiro, torne-se servo de todos. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar o seu. vida resgatada por uma multidão” (Mc 10, 43, 45).

Fonte: Aleteia
Imagem:
Shutterstock