Formação • Notícias

Ter uma rotina diária pode ajudá-lo a ter uma vida melhor

Uma rotina diária bem estabelecida pode ajudá-lo a levar uma vida em ordem e realização para alcançar a santidade

Certamente já aconteceu com você que não tem tempo suficiente para fazer todas as coisas que gostaria de fazer no seu dia, ou talvez sinta que não descansa corretamente; pode ser que você tenha alterações no seu sistema digestivo por não comer na hora certa ou por não seguir uma dieta balanceada. Tudo isso, além de afetar a sua saúde, gera desânimo por não atingir seus objetivos.

Se você se identifica com um ou mais desses pontos, certamente precisa do seguinte: uma rotina. Embora às vezes exista a crença de que uma vida rotineira leva à monotonia, na realidade, as rotinas são padrões comportamentais como hábitos e atividades que são realizados regular e sistematicamente para facilitar o controle sobre o que nos rodeia.

Componentes para incorporar uma boa rotina
Essas ações podem ser organizadas em sequências diárias, semanais ou em qualquer outro intervalo de tempo. As rotinas podem abranger vários aspectos da vida, principalmente no que diz respeito ao sono, alimentação, higiene, organização e estudo.

Esses aspectos, convertidos em rotina, nos levam a ter ordem em todas as áreas da nossa vida. Pois, se quisermos alcançar a santidade, é necessário levar uma vida ordenada.

Os frutos das rotinas
Uma rotina deve ser composta de hábitos positivos, pois nos ajudam a atingir nossos objetivos; O que realmente dá vida à rotina são os bons hábitos, pois se não se repetirem não alcançaremos nossos objetivos.

As rotinas podem até melhorar a saúde mental porque ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, eliminando a incerteza sobre o que devemos fazer a seguir.

Como estabelecer sua própria rotina?
Compartilhamos quatro componentes simples para alcançar um estilo de vida pleno e virtuoso.

1. Estabeleça seus objetivos
Faça isso baseado nas suas prioridades, no que você não quer que falte no seu dia, começando pelo que é urgente e importante.

2. Planeje seu dia
Depois de saber quais são suas prioridades, é hora de colocá-las em ação. A partir de uma análise do seu tempo disponível, você pode dividir o seu dia em blocos, incluindo momentos de descanso e lazer. Você pode usar diferentes técnicas, como a técnica Pomodoro.

3. Estabeleça cronogramas realistas
Você pode contar com alarmes, agendas virtuais, além de aplicativos que ajudam a lembrar de suas atividades marcando horários estabelecidos e conquistas diárias. Não fique saturado com milhares de atividades que não conseguirá realizar mais tarde.

4. Avaliepor dia ou semana
Ao final da rotina que você estabeleceu, você poderá avaliar o quão eficaz ela foi para sua vida e se seus propósitos foram mensuráveis. Uma vez realizada essa análise, você poderá alterar alguns momentos de sua rotina, pois isso não significa que ela deva ser imutável. As rotinas são estabelecidas levando em consideração as suas prioridades, que mudam de acordo com a fase em que você vive.

Criar uma boa rotina exige tempo e experimentação, mas, uma vez estabelecida, pode ter um impacto significativo no seu bem-estar e produtividade. Isso lhe trará paz, seu humor e sua saúde melhorarão e isso impactará positivamente sua vida espiritual.

Fonte: Aleteia
Imagem: GaudiLab | Obturador