Acolher os refugiados
Acolher os refugiados: a diocese de Roma lança um apelo à generosidade
Em São João de Latrão, o cardeal Vallini e o diretor da Caritas diocesana se reúnem com o clero de Roma para o início do ano pastoral
Começou hoje a primeira fase do compromisso da diocese de Roma com o acolhimento dos refugiados, após o apelo feito pelo papa às comunidades cristãs de toda a Europa. O prioritário nesta primeira etapa é recensear a disponibilidade de acolhimento em Roma das pessoas que chegam à Itália e de reintegração social dos que obtêm o asilo político, além de organizar sessões de formação sobre a questão da imigração.
O anúncio foi feito na manhã de hoje pelo cardeal vigário Agostino Vallini e por monsenhor Enrico Feroci, diretor da Caritas diocesana, diante do clero de Roma reunido na Basílica de São João de Latrão para a tradicional reunião do início do ano pastoral. Após o grande "apelo à generosidade para tornar concreto o Jubileu da Misericórdia", as respostas das paróquias são esperadas até o dia 30 de setembro.
A Caritas diocesana funcionará como a "interface" das relações com as instituições encarregadas de enviar os refugiados, principalmente eritreus, somalis e afegãos, conforme a realidade peculiar de Roma e da Itália em comparação com outros países do continente. Quanto à formação, organizada pela Caritas diocesana junto com a pastoral dos migrantes, chegou às paróquias o convite a "sediar reuniões para sensibilizar os agentes pastorais, as famílias e os jovens sobre as questões complexas do fenômeno, fornecendo informações precisas para evitar todo tipo de manipulação".
Fonte: Zenit.org
Visualizações: 2.055